quinta-feira, 13 de novembro de 2014

19º forma alunos em programa de resistência às drogas e à violência

19° BPM FORMA ALUNOS NO PROERD PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA

Na manhã desta quarta-feira (12), no centro de Cultura de Jequié, o 19º BPM realizou a formatura de 559 alunos das escolas públicas municipais e estaduais de Jequié, que participaram do Programa de Resistência às Drogas e à violência (PROERD). Foi um evento que encerrou as atividades do PROERD/JEQUIÉ, turma 2014, que contemplou o Colégio da Polícia Militar Professor Magalhães Neto, Colégio Estadual Professor Navarro de Brito e o Colégio Municipal Joaquim Marques Monteiro. 

O PROERD é um trabalho de parcerias entre a Polícia Militar, instituições educacionais e a família para previnir o uso de drogas e a prática de violência nas escolas. É um programa aplicado nas escolas da rede oficial de ensino, destinado a estudantes da faixa etária entre 09 a 15 anos. Durante o ano letivo são ministrados pelo menos 20 lições por policiais militares formados habilitados. Todo o conteúdo sobre drogas e sobre violência é ministrado dentro do modelo de educação afetiva e desenvolvido com o auxilio do livro do estudante. 

O 19° BPM possui um centro do PROERD coordenado pelo CAP PM Marcelo Pinho, que está subordinado ao Departamento de Ensino da Polícia Militar do Estado da Bahia. Atualmente, o batalhão possui três policiais militares habilitados e capacitados para ministrar o conteúdo exigido no programa e mais outros dois policiais que ainda encontram-se em formação. Além de Jequié, o programa também é aplicado na cidade de Itagi, cuja formatura está prevista para o mês de dezembro. 

O Maj PM Ricardo Santana, comandante do 19° BPM afirmou que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é uma semente que pode fazer toda a diferença no futuro de uma criança. No PROERD a criança é preparada para dizer NÃO às drogas, é o melhor programa de prevenção da Polícia Militar, completou. O comandante afirmou ainda que pretende formar em 2015, dois mil alunos e ampliar o envolvimento da ronda escolar no programa.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - 19º BPM

Nenhum comentário: